[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Atrações em Aparecida

O turista ou peregrino que visitar a região poderá conhecer o Caminho da Fé, um percurso com 525 km que vai de Cravinhos a Aparecida, passando por cidades paulistas e mineiras. No caminho, uma série de pousadas, trilhas, bosques e pequenas cidades formam o percurso. Os peregrinos devem levar também uma credencial que é carimbada em cada nova etapa do caminho. Toda a caminhada costuma ser completada em 20 dias.

Porto Itaguaçú — lugar onde foi encontrada a imagem de NSª Aparecida. Ótimo local para passear de balsa, tirar fotos e saber um pouco mais de NSª Aparecida. - Bog Nossa Senhora Aparecida Cuida de Mim
Existem ainda outros locais de grande importância religiosa na cidade, entre eles o Morro do Cruzeiro, um famoso ponto de peregrinação, e a Igreja de São Benedito, que homenageia o padroeiro da cidade. A igreja é também palco de várias festas e eventos religiosos durante o ano.

Na Basílica Nova, os turistas ainda podem conhecer um museu sacro e a Sala das Promessas, além de apreciar uma bela vista de Aparecida do mirante. Em frente à grandiosa construção, a Passarela da Fé, com quase seis metros de altura e 400 de comprimento, leva até a Basílica Velha,construída no século XVIII, também para abrigar a imagem.

Também é possível ir da parte baixa da cidade, onde está o Santuário Nacional, à parte alta, onde fica a Brasílica Velha, por meio do teleférico da cidade.

O Seminário Bom Jesus foi construído em 1895 e até hoje é uma das mais belas construções da cidade. Foi nele que ficaram hospedados os papas João Paulo II e Bento XVI durante suas visitas ao Brasil.

Quem viaja com crianças não pode deixar de conhecer o aquário da cidade. Com vários tanques onde espécies de água doce e salgada podem ser observadas, o local ainda conta com um espaço especial para os tubarões, que podem ser tocados pelos visitantes.


Pontos Turísticos a serem visitados

Memorial Redentorista
Criado em 1910, o Memorial Redentorista resgata a história desta importante missão de fé, abrigando um museu.


Passarela da Fé

Inaugurada em 1972, é ponto de visitação obrigatório na cidade.


Igreja de São Benedito

Palco de uma das mais tradicionais festas religiosas do Vale do Paraíba, a igreja em homenagem ao padroeiro da cidade é também um centro de manifestações folclóricas e históricas.


Matriz Basílica

Marco religioso da cidade, a igreja, construída em 1745 em estilo barroco, foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.


Seminário Bom Jesus

Erguido em 1895, em estilo renascentista, o Seminário Bom Jesus ganhou destaque como atrativo turístico após hospedar os papas Joāo Paulo II e Bento XVI.


Santuário Nacional

Segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.


Teleférico

Liga a parte baixa, onde está localizado o Santuário Nacional, à parte alta onde está localizada a Basílica Velha, e vice-versa.


Aquário

Com diversos tanques com espécies tanto de água doce quanto salgada, o aquário conta inclusive com uma piscina de tubarões que podem ser tocados pelos visitantes.


Porto Itaguaçu
O local marca o ponto, no Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. O visitante pode ainda fazer um passeio de barco pelo rio.