[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Cidade Aparecida — Capital Mariana do Brasil

Localizada a leste do estado de Sāo Paulo, a cidade de Aparecida,  tornou-se conhecida devido à sua importância religiosa, tanto que o nome do município foi dado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida — Padroeira do Brasil,  que deu origem a toda essa trajetória de fé e devoção.

A cidade tem procurado se adaptar ao crescimento da devoção à santa,  principalmente, após ser nomeada a padroeira do Brasil. O turismo continua sendo a principal atividade econômica do município e hoje possui dezenas de indústrias de transformação voltadas ao comércio religioso e, em geral, estruturado em torno do turismo. Blog Nossa Senhora Aparecida Cuida de MimEstabelecida no Vale do Paraíba, a meio caminho das duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, é cortada pela mais importante rodovia brasileira, a Via Dutra. Essa localização privilegiada facilita a acessibilidade ao município, tanto por transporte rodoviário quanto aéreo, devido à proximidade com as duas capitais, que detêm os maiores e mais movimentados aeroportos do Brasil.

É um dos 29 municípios paulistas considerados "Estâncias Turísticas" pelo Estado de Sāo Paulo, que como tal, tem uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

Por volta de 1745, para abrigar a Imagem Santa foi construída a capela do Morro dos Coqueiros. Nascia, então, a cidade de Aparecida. Como era crescente o número de fiéis que visitavam o local, fez-se necessária a construção de uma igreja maior, concluída em 1888 e conhecida atualmente como "Basílica Velha".

Finalmente, em 1928, a vila que se formou ao redor da capela foi emancipada da cidade de Guaratinguetá (SP). Atualmente, a cidade de Aparecida, cnhecida como Município da Estância Turística de Aparecida — Capital Mariana do Brasil, (SP) recebe cerca de doze milhões de romeiros por ano. É o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.


Sua população é de 36.151 habitantes, segundo o Censo 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além dos templos religiosos, a cidade também reúne atrações como parque temático, aquário, museu, Passarela da Fé, Teleférico e Porto Itaguaçu.


Denominada, popularmente, como Aparecida do Norte em razão da estação ferroviária inaugurada em 1877,  pertencer à linha da Estrada de Ferro do Norte, depois denominada Estrada de Ferro Central do Brasil.

O Aniversário de Aparecida do Norte é comemorado em 17 de Dezembro. Dentre os eventos locais, destacam-se a festa de São Benedito, que acontece uma semana após a Páscoa e que conta com a apresentação de diversos grupos folclóricos e, a festa de Nossa Senhora Aparecida, que é comemorada de 03 a 12 de Outubro, com uma novena festiva na Basílica Nova, movimentado toda a região do Vale Paraíba.

A cidade tem procurado se adaptar ao crescimento da devoção à santa,  principalmente, após ser nomeada a padroeira do Brasil. O turismo continua sendo a principal atividade econômica do município e hoje possui dezenas de indústrias de transformação voltadas ao comércio religioso e, em geral, estruturado em torno do turismo.

Vale ressaltar ainda o relógio de Flores — o primeiro relógio de flores do Vale do Paraíba —  com 9 metros de diâmetro, inaugurado em 2 de dezembro de 2003, na Praça Victor Coelho de Almeida. Nele, estão plantadas mais de 4 000 mudas de todo o Brasil. Junto ao relógio, estão dois painéis que retratam um pouco da história da cidade. Atualmente o relógio encontra-se inativo.