[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Santuário de Aparecida torna-se Catedral da Igreja Católica

O principal centro de peregrinação católica do País, o Santuário Nacional de Aparecida, a partir de  hoje, 12/11/2016, passa a ser reconhecido como Catedral da Igreja Católica.

O decreto do papa Francisco foi enviado à Arquidiocese de Aparecida em 22 de outubro e promulgado pelo delegado do Núncio Apostólico do Brasil, d. Giovanni d`Anielli, em missa celebrada nesta  manhã.

“Com a transferência, fica extinto o título de catedral do templo dedicado a Deus, em honra de Santo Antônio, na cidade de Guaratinguetá, passando, então, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ao grau e dignidade de igreja-catedral da mesma arquidiocese”, afirma o cardeal arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damasceno Assis, em nota divulgada à imprensa.

Damasceno frisou, contudo, que a transferência do título não retira a importância da Igreja de Santo Antônio, a mais antiga instituição católica da arquidiocese.

Segundo a tradição católica, uma catedral é a igreja oficial do bispo, a qual não possui uma paróquia específica, já que todas as paróquias pertencem à diocese. Ou seja, a cátedra está ligada à autoridade episcopal.

Apesar de o título reconhecer o status do Santuário, na prática nada deve mudar. Por costume, o arcebispo local já costuma fazer os anúncios oficiais a partir da igreja de Aparecida, tida como mais importante em virtude das razões históricas.

Desde 12 de outubro, Aparecida celebra o terceiro centenário de seu marco fundador, cuja festa será comemorada em 12 de outubro de 2017.

Conforme atesta a tradição católica, em 12 de outubro de 1717, pescadores encontraram no Rio Paraíba a imagem da santa que se tornaria a padroeira do Brasil, batizada de Nossa Senhora Aparecida. Foi a partir desse episódio que surgiu a devoção à figura.

Por conta da efeméride, diversos eventos estão previstos para o ano que vem, inclusive a presença, ainda não confirmada, do papa Francisco no Santuário em 12 de outubro do ano que vem. Em 2013, em sua única visita ao Brasil como sumo sacerdote da Igreja Católica, ele chegou a afirmar que retornaria em 2017. 

Tags:
Santuário Nacional de Aparecida, Catedral da Igreja Católica, papa Francisco, Deus, Santo Antônio, d. Giovanni d`Anielli.