[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

A Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida

Todo e qualquer ser humano, independentemente do credo, raça, sexo, cor, nacionalidade, convicçāo, idealogia, posição social, sempre convive com a insegurança e, como tal,  anseia por estabilidade, segurança,  garantia de melhores condições de vida,  harmonia com os demais  e saúde para toda a sua família.

O fato de que a imagem da Senhora Aparecida tem a cor preta, tem sido objeto de comentários … Na verdade, o fenômeno se explica pela longa permanência da estátua dentro da água do rio, mas é inegável que ela apareceu no Brasil bem na época da escravidão dos negros, e é difícil não ver na sua cor uma mensagem aos brancos de que os negros são seus irmãos. - Blog Nossa Senhora Aparecida Cuida de Mim
A verdade é que, geralmente, a maior parte das coisas dependem unicamente do nosso próprio esforço, no entanto, há necessidades que vāo além dos nossos limites e, é neste momento, que recorremos a uma divindade para que nos proteja e nos ampare  nos mais diversos momentos da nossa vida, seja na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, enfim, para que cuide de nós.

Nossa Senhora da Conceiçāo Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil e  é visitada, anualmente, por aproximadamente doze milhões de romeiros de todas as partes do Brasil e do mundo.

É um dos maiores exemplos da fé de um povo que parte todos os dias de algum canto do Brasil com destino a Aparecida do Norte, para  orar aos pés da imagem da Senhora "Aparecida" das águas e também agradecer, cumprir promessas ou implorar por curas e outros tipos de ajuda.
 
Nossa Senhora Aparecida tem sido, para muitos de nosso povo, inspiração de um estilo de vida solidária, fraterna, de atenção e acolhida ao outro, especialmente, aos mais pobres. Sua presença e devoção têm sido um elo de união e de integração entre todas as etnias.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, está localizada na cidade de Aparecida, no interior do Estado de Sāo Paulo, Brasil.

Em 1904, no dia 08 de setembro, o Papa Pio X, traduzindo o sentimento do povo e atendendo ao pedido de Dom Joaquim Arcoverde, feito em nome do episcopado brasileiro, autorizou, como era usual na Igreja para imagens e quadros insignes, a coroação solene da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No dia 17 de julho de 1930, o Papa Pio XI, atendendo ao pedido dos Bispos brasileiros, assinou o Decreto de Proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. Em 1931, no dia 16 de julho, na então Capital do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o Presidente da República, o senhor Getúlio Vargas, acompanhado de todo o seu Ministério, autoridades diplomáticas, civis, militares e eclesiásticas e de uma grande multidão de fiéis, comemoraram solenemente Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
.