[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Hoje, Dia de Nossa Senhora Aparecida

Nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, milhares de católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida e as paróquias e comunidades realizam novenas, missas e procissões em homenagem à Padroeira.

Na verdade, neste dia,  comemoram-se três datas: Nossa Senhora Aparecida, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América.

Entretanto, o  feriado nacional, deve-se somente à celebração do Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, considerada padroeira do Brasil desde 1930,  embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII. 

Considerado feriado nacional, todos os anos nesta data em homenagem à santa, são realizadas procissões e missas ao longo do dia no Santuário de Aparecida que esperam milhares de fiéis durante os atos litúrgicos em honra à padroeira.

A pequena imagem da Virgem Maria, cuja original, em terracota, foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717, pelos pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, fez criar a tradição na fé entre os cristãos. E como o povo brasileiro, nos últimos anos, vem sofrendo com uma crise devastadora e implacável, a devoção por Nossa Senhora da Conceição Aparecida cresceu e as pessoas procuram na fé e na igreja encontrar uma solução ou pelo menos um caminho para resolver os problemas.

Com relação ao aspecto religioso, a Festa de Nossa Senhora Aparecida tem o objetivo de reviver o início dessa devoção em outubro de 1717, com o aparecimento da Imagem no Rio Paraíba do Sul. O Santuário de Aparecida é considerado o principal polo de turismo religioso do Brasil. São cerca de 12 milhões de visitantes por ano. A Basílica tem capacidade para celebrar missas para até 35 mil pessoas na área interna e para até 300 mil na área externa.

Vale acrescentar que a festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: 08/12 (dia da Imaculada Conceição); 5º domingo após a Páscoa; 1º domingo de maio (mês de Maria) e 7 de setembro (Dia da Pátria).

Mas, em 1953,  a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua assembleia geral determinou que a festa fosse celebrada, definitivamente, no dia 12 de outubro de cada ano.

Essa data foi escolhida por haver associação com a data do Descobrimento da América e, por coincidência ou não,  também é comemorado o Dia da Criança.

Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei n. 6.802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.

Nos dias de hoje, mais até do que no passado, percebe-se que todas as manifestações de gratidão dos peregrinos e devotos, além da devoção,  são provenientes do comprimento de promessas  a pedidos  que a Mãe da família brasileira concedeu a seus filhos,  ao longo de quase três séculos, nos momentos de aflições e dificuldades, nas horas tristes e sofridas. 

Sobre o Ano Jubilar Mariano, que tem início hoje, o pároco destaca que ao longo dos 12 meses que se seguirão, até o dia 11 de outubro de 2017, serão realizadas diversas visitações no Santuário de Aparecida, assim como missas solenes. O período especial a ser vivido pelo catolicismo no Brasil integra as comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem da santa.

Hoje, Dia de Nossa Senhora Aparecida
Blog Nossa Senhora Aparecida Cuida de Mim.

Tags:
Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, Santuário de Aparecida, Padroeira.